Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Memórias

Há quatro anos, eu era apenas uma menina que acabava o ensino médio e entrava deslumbrada na faculdade de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Hoje, saio dela como uma mulher. Nos meus pensamentos, o jornalismo sempre se fez presente. A certeza veio com o falecimento do jornalista Tim Lopes e com a cobertura dos fatos feitos pelo JN. As palavras ditas por Willian Bonner entraram profundamente na minha cabeça e me fizeram refletir sobre o que realmente é ser jornalista. É ir muito além da denúncia, é demonstrar os fatos como eles aconteceram e poder ajudar as pessoas.

Foram longos anos, que a meu ver não passaram rápido. Comecei o curso na Jorge Amado, em Salvador. Lá fiz amigas que me ajudaram no momento mais difícil da minha vida. As minhas manhãs eram sempre de risadas e besteiras com elas. Divertia-me horrores. Até que um belo dia, por um acaso do destino, decidi morar com meu pai. Foi quando me mudei para Cachoeiro de Itapemirim. No começo, foi tudo maravilhoso. Pessoas novas, coisas novas e outra faculdade.

Já no primeiro dia de aula, me deparei com uma sala completamente diferente da antiga. Percebi que não tinha mais as minhas amigas engraçadas. As pessoas me olhavam como se estivessem me analisando. Todos achavam que era louca por ter trocado Salvador por essa terra tão quente, enfim. Os dias foram passando e, aos poucos, fui conhecendo a galera da sala e tentando identificar quem seria a “minha turma”. Confesso que, até hoje, quando tudo chega ao fim, ainda não encontrei. Mas valeu a experiência de ter vivido coisas diferentes.

Logo no quinto período da graduação, e primeiro na São Camilo, consegui um free lance na revista Descubra Espírito Santo e na Vida de Estudante. Foi uma experiência profissional maravilhosa. Senti na prática o que significa matar um leão por dia. E, durante essa jornada, matei vários. Junto com esse trabalho, veio a monitoria de Assessoria de Imprensa com a coordenadora Adriane Fin. Foram dias proveitosos na Agência Escola.

No sexto período, fui tomada por uma onda de disciplinas práticas que me deixaram louca e, ao mesmo tempo, com a certeza de que havia escolhido a profissão certa para a vida. As gravações dos stand up’s eram muito divertidos. Era um analisando como o outro fazia para fazer igual. Veio a gravação do documentário “Leopoldina, nos trilhos do desenvolvimento”, muito stress e briga com o grupo. Foi um trabalho cansativo, mas que só eu sei o que senti quando o vi passando na tela do cinema. O sétimo período foi sem graça: as matérias voltaram a ser teóricas e não tinha mais a agitação de antes.

Hoje, no último período, curso dez disciplinas, devido à transferência de faculdade e faço o meu TCC, que é mais um documentário. Dessa vez sobre Mídia e Droga. Sempre gostei de temas polêmicos e que geram discussões, por isso a escolha desse assunto para o meu trabalho final. Meus dias têm sido quase todos na faculdade, com aulas de manhã, à tarde e à noite, sem falar nos sábados inteiros. Apesar do cansaço, tenho achado divertido. Faço monitoria de Jornalismo Impresso, além do projeto da AAMOL (Associação Ambiental Monte Líbano), que tem rendido vídeos excelentes, sem contar que trabalhar com crianças é fantástico.

Espero que, quando todo o tumulto passar, eu possa sentir um pouco de falta disso, pois os momentos que passei na faculdade foram deliciosos e únicos. E sei que isso nunca mais irá voltar. Agora é mais uma página da vida que se fecha para que novas possam começar a serem escritas.



Um comentário:

  1. A faculdade é o período mais maravilhoso de toda a vida...
    É nela que aprendemos boa parte do cohnecimento que possuimos...
    Os professores, as aulas, as brigas, enfim... Tudo é sempre muito proveitoso...
    Acho que só nos damos conta da maravilha que vivemos, depois que tudo acaba...
    É muito ruim acordar no dia seguinte e saber que a rotina acabou...

    Mas... Como você disse todas as experiências são proveitosas... E todo conhecimento é válido, mesmo que este não seja na proporção que se pretende adquirir...

    Só para elogiar seu texto, que continua ótimo, parabéns...
    Sucesso sempre viu...

    ResponderExcluir