Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de março de 2010

Muqui, simpatia e história


Localizada no sul do Espírito Santo, Muqui faz parte da Rota dos Vales e do Café. Rota esta, que tem como principal objetivo estimular o turismo dentro do próprio Estado e contar histórias como a influência da cultura do café na cidade.

Quem chega a pacata cidade com pouco mais de 13.000 habitantes se deslumbra com a riqueza herdade dos seus colonizadores que se reflete na arquitetura e nos afrescos que decoram as casas. O ar de interior se percebe pela primeira passagem pela rua principal. Os aposentados sentados na velha Estação Leopoldina é um retrato de uma vida tranqüila, sem preocupações de grandes metrópoles.

Andando pelas ruas, observando as pessoas e as casas, temos a impressão que Muqui parou no tempo e conservou o que de melhor a cidade tem para oferecer aos seus visitantes. Essa diversidade e riqueza arquitetônica são características do sítio histórico local que possui o maior número de imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico Estadual. Os casarões de Muqui são um convite a parte.

A folia do Boi

Entre as comemorações culturais, duas ganham destaque. Com um dos carnavais de ruas mais interessantes e populares do Estado, o Boi Pintadinho é a atração principal e arrasta cerca de 20 blocos, cada um com o seu boi e com aproximadamente 200 integrantes. A festa percorre as ruas da cidade todas as noites de carnaval.

Além disso, quem visita a cidade pode aproveitar o tradicional Encontro de Folia de Reis que reúne grupos folclóricos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Encontro de Folias é o maior e mais antigo do Brasil. O evento que tem data móvel para acontecer, encanta a todos. É uma grande festa folclórica e religiosa, resgatando o que sobrou dos barões de café na simpática Muqui.

Um comentário: